Menstruação muito intensa? Atenção!

Se o seu fluxo menstrual é muito aumentado (maior que o normal), se precisa trocar de absorvente várias vezes ao dia – mesmo usando absorvente noturno, é muito importante prestarmos atenção na sua ferritina (estoque de ferro nosso corpo).

Mulheres são mais propensas a ter anemia que homens, especialmente devido ao fluxo menstrual. Porém, fluxos menstruais aumentados requerem ainda mais atenção!

Sintomas como queda de cabelo, unhas fracas, fraqueza no corpo, sensação mal estar, sonolência excessiva podem indicar a baixa da ferritina – mesmo sem ter anemia estabelecida ainda. A queda da ferritina é o primeiro passo para o desenvolvimento da anemia.

Portanto, caso você tenha se identificado com o texto, indico procurar um nutricionista para ajustar sua alimentação e se for preciso, suplementação. Caprichar nos vegetais verdes escuros, frutas cítricas e carnes ajudam a melhorar os estoques de ferro. Mas se já estiver baixo demais, a suplementação associada a alimentação pode ser necessária.

Também indico procurar o seu médico ginecologista de confiança para verificar as possíveis causas do aumento do fluxo menstrual.

Monique Pagani
Nutricionista
CRN4: 20100242

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *